♪♫ Deixa de manha de noite e de dia, toda criança diz que tudo é seu...♫

O título desta postagem é trecho da música "Ciranda" do Palavra Cantada, do qual eu sou fã !!
Músicas que encantam crianças e também adultos pela musicalidade e poesia, e quem assistiu TV Cultura na infância com certeza já ouviu alguma musica deles !


E o assunto de hoje é: CRIANÇAS !

Participei de um curso de curtíssima duração sobre recreação e lazer, e foi muito interessante entender esse universo lúdico e recreativo e como cada faixa etária influencia para adaptação de jogos e atividades. Conversei com minha irmã que é pedagoga e psicopedagoga. Excelente professora, não porque é minha irmã, mas porque ela ama o que faz. Ela se dedica, estuda e cada dia tentar entender esse universo infantil, nas suas diferentes fases de aprendizagem. Ela compartilhou comigo material de estudo dela na época de faculdade e achei válido compartilhar este conteúdo com vocês (tem muita coisa legal, quem se interessar é só avisar que eu envio por email).

Aí você pode perguntar, mas eles nem não são meus filhos ! Mas eles serão nossa maior responsabilidade por um ano ou mais, e assim como qualquer trabalho, sempre procuramos pesquisar e saber um pouco mais, e já que seremos Au Pair isso não pode ser diferente (pois acho super válido, além de facilitar o nosso trabalho).

Entender esse universo infantil nos permite saber como melhor lidar em cada fase, principalmente quando você tem várias crianças com idades diferentes para cuidar, o que é muito comum nas host families !
Hoje enfrento essa realidade no orfanato onde sou voluntária aos sábados, são crianças das mais diversas idades, dos 2 anos até os 13, 14 anos. E cada atividade, cada brincadeira tem que ser pensada para cada grupo de idade de forma a integra-la e desenvolve-la. E digo mais: dá certo, experiência própria rs !

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DE CADA FAIXA ETÁRIA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS BRINCADEIRAS E JOGOS
(baseado nos estudos de Piaget – Desenvolvimento Cognitivo)

Aproximadamente de 0 a 2 anos
Características: Descoberta do tato, movimento, formas, pesos, textura, sons. Começa a engatinhar e andar. Melhoria da coordenação motora com movimentos exploratórios de abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, comunicação. 
Tipo de atividades adequadas: Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar), exploração motora, canto, brincar de esconder e achar.

Aproximadamente de 2 a 4 anos:
Características: é a época da fantasia e da invenção. 
Tipos de atividades adequadas: brincadeiras sem regras e bem simples, imitações de situações conhecidas, formas básicas de conhecimentos, gosta de representar e de ser estimulada.

Aproximadamente 4 a 6 anos: 
Começa a aceitar regras e compreende-las, apresenta maior atenção e concentração interesse por números, letras, palavras e seus significados, o grupo começa a ter importância. 
Tipos de atividades adequada: Brincadeiras com ou sem regras, atividades de muita movimentação, como, por exemplo, barra-manteiga, toca de coelho e outras. 

Aproximadamente 6 a 8 anos: 
Boa discriminação visual e auditiva, atenção e memória, aceita regras, convive bem com o grupo, começa a definir seus próprios interesses, despertar da competitividade. 
Tipo de atividade adequada: Brincadeira e pequenos jogos, atividades em equipes, desafios e testes, jogos pré-desportivos. 
Exemplo: nunca três, alerta, bola ao túnel. 


Aproximadamente 8 a 10 anos:
Capacidade de reflexão, memória, raciocínio concreto e abstrato, o grupo é cada vez mais importante.
Tipos de brincadeiras adequada: atividades em grupos, atividade de ação, atividades que envolvam raciocínio, desafios, início das experiências, pré-desportivos.
Exemplo: pular sela, queimada, mãe de rua, pega-pega.

Aproximadamente 10 a 12 anos
Excesso na disputa, separação dos sexos, meninas desenvolvidas, meninos ainda infantis, necessidade de aceitação no grupo, necessidade de cooperação entre os sexos.
Tipos de atividade adequadas: Menor interesse pelas brincadeiras, jogos com regras adaptadas, integração social, pré-desportivos e participação em campeonatos.
Exemplo: bola ao guarda, estafetas, caça ao tesouro.


Aproximadamente 12 a 14 anos 


Revalorização do sexo oposto, supervalorização da competição, grande discrepância dos limites sociais, necessidade de auto-afirmação, conflitos de personalidade, são altamente influenciáveis pelo grupo. 
Tipos de atividade adequadas: Desvalorização da s brincadeiras, pequenos jogos em grande escala, grandes jogos, atividades que demonstrem habilidades, pré-desportivos e esporte completo com regras. 
Exemplo: Handebol, Basquetebol, Voleibol, gincanas, futebol, jogos de estafetas.

Fonte: Curso Técnicas de Recreação Orientação: Profª Maria Luiz P. Solha.

É uma pena que as crianças de hoje em dia não brinquem mais nas ruas, por dois fatores: a violência de algumas cidades e a tecnologia que chega cada vez mais cedo nas mãos das crianças. Mas sempre que possível, temos que resgata-las estas brincadeiras com as crianças ao nosso redor e até com as nossas host kids, mostrando um pouco da nossa cultura, brincadeiras e brinquedos genuinamente brasileiros. Não podemos esquecer das canções de roda, das cantigas de ninar....
Nosso país é tão rico culturalmente que temos que explorar esse universo e leva-los as nossas crianças para que nunca seja esquecido !

Vou colocar na página Serviço de Utilidade Auperiana sugestões de sites com brincadeiras e jogos para criançada de todas as idades :) Espero que gostem e que possam ser úteis para vcs ! 

Próxima pauta sobre crianças: formas de impor disciplina !

E vocês: do que e com que, você brincam com suas kids ?
Beijos e até a próxima !

12 comentários:

  1. adorei amanda! sempre achei tbm, que serendo au pairs, temos que procurar nos formar melhor sobre o que faremos, assim como seria em qualqueroutro emprego.
    posso dizer que as definiçoes acima estao bem certas, ate pelo menos, os 5 anos (idade das minhas host kids haha).
    e ah, aqui nos EUA, pelo menos em minnesota, ainda tem mt disso de brincar fora (quando nao estamos em algum dos 5 meses do longo inverno rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabia que tu ia curtir ! pensamos da mesma forma !
      Que legal isso, também notei que a família que está com meu perfil valoriza e incentiva atividades externas com os filhos ! Acho super bacana isso !
      Hahaha chega o inverno aqui, mas não chega a primavera em Minnesota rs !

      Excluir
  2. Adorei Amanda!!
    Como comecei o curso de Pedagogia, aprendi sobre isso tambem! Acho o maximo e super de acordo =) Muito legal e util posts assim!
    Mas agora me fala como anda o processo menina!! hahaha
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Fê que tenha gostado !!
      Depois de Serviço Social e Publicidade, eu me arriscaria em Pedagogia, de tanto acompanhar os estudos da minha irmã acabo me envolvendo e curtindo um pouco deste universo !
      Meninaaa estou a exatos 30 trintas conversando com uma HF, espero em breve vir aqui e trazer novidades !
      Beijos !

      Excluir
  3. Parabéns, menina, por compartilhar um pouco do seu aprendizado com a gente =)
    Ficou muito eficiente o post... Já peguei algumas dicas rsss

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, tudo que é útil e pode ajudar o outro deve ser compartilhado, afinal estamos juntas nessa aventura ! rs
      Fico feliz que tenha gostado. Beijos !

      Excluir
  4. Amandinha !!!
    Post super útil e que raramente vemos nos blogs...
    Adorei as dicas e explicações, e já mexi e salvei algumas coisas dos sites que você postou na página Serviço de Utilidade Auperiana..
    Beijos <3
    P.S.: Torcendo muito para dar certo com essa família... curiosa para maiores informações rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tha !
      Eu também acho que nunca vi algum post com este tema, que eu me lembre ! Que bom que gostou ;)
      Espero em breve contar mais novidades para vcs 1
      Beijos !

      Excluir
  5. AMO palavra cantada... tenho todos os materiais até antes de vir pra cá.. essa musica do rato era a preferida das minhas kids do maternal.... pq é tipo q um teatrinho... lindo e tudo certo sobre as idades.. ótimas dicas tb.. vc é pedagoga tb menina? Nao vejo a hora de ler um post seu contando sobre seu match! Bjokas e parabéns pelo post.. vou compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa Gi, que bacana saber ! curto bastante todas as musicas, minha irmã vários DVDs e CDs deles !
      Não sou pedagoga, sou administradora - mas amo esse universo, minha irmã que é pedagoga e aprendo muito com ela ! Não vejo a hora tbém Gi de vir aqui compartilhar com vcs !
      Beijos :)

      Excluir
  6. Nossa, essa música é a minha infância haha

    Parabéns pelo post, adorei, muito esclarecedor e boa sorte com as families!!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle !
      Todos os programas da TV Cultura fizeram parte da minha infância !
      Fico feliz que tenha gostado do post e obrigada pelo votos de boa sorte !
      Vc tem blog ?
      Beijos ;)

      Excluir


up