Músicas que encantam crianças e também adultos pela musicalidade e poesia, e quem assistiu TV Cultura na infância com certeza já ouviu alguma musica deles !
Participei de um curso de curtíssima duração sobre recreação e lazer, e foi muito interessante entender esse universo lúdico e recreativo e como cada faixa etária influencia para adaptação de jogos e atividades. Conversei com minha irmã que é pedagoga e psicopedagoga. Excelente professora, não porque é minha irmã, mas porque ela ama o que faz. Ela se dedica, estuda e cada dia tentar entender esse universo infantil, nas suas diferentes fases de aprendizagem. Ela compartilhou comigo material de estudo dela na época de faculdade e achei válido compartilhar este conteúdo com vocês (tem muita coisa legal, quem se interessar é só avisar que eu envio por email).
Aí você pode perguntar, mas eles nem não são meus filhos ! Mas eles serão nossa maior responsabilidade por um ano ou mais, e assim como qualquer trabalho, sempre procuramos pesquisar e saber um pouco mais, e já que seremos Au Pair isso não pode ser diferente (pois acho super válido, além de facilitar o nosso trabalho).
Entender esse universo infantil nos permite saber como melhor lidar em cada fase, principalmente quando você tem várias crianças com idades diferentes para cuidar, o que é muito comum nas host families !
Hoje enfrento essa realidade no orfanato onde sou voluntária aos sábados, são crianças das mais diversas idades, dos 2 anos até os 13, 14 anos. E cada atividade, cada brincadeira tem que ser pensada para cada grupo de idade de forma a integra-la e desenvolve-la. E digo mais: dá certo, experiência própria rs !
CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DE CADA FAIXA ETÁRIA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS BRINCADEIRAS E JOGOS
(baseado nos estudos de Piaget – Desenvolvimento Cognitivo)
Aproximadamente de 0 a 2 anos
Características: Descoberta do tato, movimento, formas, pesos, textura, sons. Começa a engatinhar e andar. Melhoria da coordenação motora com movimentos exploratórios de abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, comunicação.
Tipo de atividades adequadas: Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar), exploração motora, canto, brincar de esconder e achar.
Aproximadamente de 2 a 4 anos:
Características: é a época da fantasia e da invenção.
Tipos de atividades adequadas: brincadeiras sem regras e bem simples, imitações de situações conhecidas, formas básicas de conhecimentos, gosta de representar e de ser estimulada.
Aproximadamente 4 a 6 anos:
Começa a aceitar regras e compreende-las, apresenta maior atenção e concentração interesse por números, letras, palavras e seus significados, o grupo começa a ter importância.
Tipos de atividades adequada: Brincadeiras com ou sem regras, atividades de muita movimentação, como, por exemplo, barra-manteiga, toca de coelho e outras.
Aproximadamente 6 a 8 anos:
Boa discriminação visual e auditiva, atenção e memória, aceita regras, convive bem com o grupo, começa a definir seus próprios interesses, despertar da competitividade.
Tipo de atividade adequada: Brincadeira e pequenos jogos, atividades em equipes, desafios e testes, jogos pré-desportivos.
Exemplo: nunca três, alerta, bola ao túnel.
Aproximadamente 8 a 10 anos:
Capacidade de reflexão, memória, raciocínio concreto e abstrato, o grupo é cada vez mais importante.
Tipos de brincadeiras adequada: atividades em grupos, atividade de ação, atividades que envolvam raciocínio, desafios, início das experiências, pré-desportivos.
Exemplo: pular sela, queimada, mãe de rua, pega-pega.
Aproximadamente 10 a 12 anos
Excesso na disputa, separação dos sexos, meninas desenvolvidas, meninos ainda infantis, necessidade de aceitação no grupo, necessidade de cooperação entre os sexos.
Tipos de atividade adequadas: Menor interesse pelas brincadeiras, jogos com regras adaptadas, integração social, pré-desportivos e participação em campeonatos.
Exemplo: bola ao guarda, estafetas, caça ao tesouro.
Aproximadamente 12 a 14 anos
Revalorização do sexo oposto, supervalorização da competição, grande discrepância dos limites sociais, necessidade de auto-afirmação, conflitos de personalidade, são altamente influenciáveis pelo grupo.
Tipos de atividade adequadas: Desvalorização da s brincadeiras, pequenos jogos em grande escala, grandes jogos, atividades que demonstrem habilidades, pré-desportivos e esporte completo com regras.
Exemplo: Handebol, Basquetebol, Voleibol, gincanas, futebol, jogos de estafetas.
Fonte: Curso Técnicas de Recreação Orientação: Profª Maria Luiz P. Solha.
É uma pena que as crianças de hoje em dia não brinquem mais nas ruas, por dois fatores: a violência de algumas cidades e a tecnologia que chega cada vez mais cedo nas mãos das crianças. Mas sempre que possível, temos que resgata-las estas brincadeiras com as crianças ao nosso redor e até com as nossas host kids, mostrando um pouco da nossa cultura, brincadeiras e brinquedos genuinamente brasileiros. Não podemos esquecer das canções de roda, das cantigas de ninar....
Nosso país é tão rico culturalmente que temos que explorar esse universo e leva-los as nossas crianças para que nunca seja esquecido !
Vou colocar na página Serviço de Utilidade Auperiana sugestões de sites com brincadeiras e jogos para criançada de todas as idades :) Espero que gostem e que possam ser úteis para vcs !
Próxima pauta sobre crianças: formas de impor disciplina !
E vocês: do que e com que, você brincam com suas kids ?
Beijos e até a próxima !
adorei amanda! sempre achei tbm, que serendo au pairs, temos que procurar nos formar melhor sobre o que faremos, assim como seria em qualqueroutro emprego.
ResponderExcluirposso dizer que as definiçoes acima estao bem certas, ate pelo menos, os 5 anos (idade das minhas host kids haha).
e ah, aqui nos EUA, pelo menos em minnesota, ainda tem mt disso de brincar fora (quando nao estamos em algum dos 5 meses do longo inverno rs)
sabia que tu ia curtir ! pensamos da mesma forma !
ExcluirQue legal isso, também notei que a família que está com meu perfil valoriza e incentiva atividades externas com os filhos ! Acho super bacana isso !
Hahaha chega o inverno aqui, mas não chega a primavera em Minnesota rs !
Adorei Amanda!!
ResponderExcluirComo comecei o curso de Pedagogia, aprendi sobre isso tambem! Acho o maximo e super de acordo =) Muito legal e util posts assim!
Mas agora me fala como anda o processo menina!! hahaha
Beijoss
Fico feliz Fê que tenha gostado !!
ExcluirDepois de Serviço Social e Publicidade, eu me arriscaria em Pedagogia, de tanto acompanhar os estudos da minha irmã acabo me envolvendo e curtindo um pouco deste universo !
Meninaaa estou a exatos 30 trintas conversando com uma HF, espero em breve vir aqui e trazer novidades !
Beijos !
Parabéns, menina, por compartilhar um pouco do seu aprendizado com a gente =)
ResponderExcluirFicou muito eficiente o post... Já peguei algumas dicas rsss
Beijos!
Obrigada, tudo que é útil e pode ajudar o outro deve ser compartilhado, afinal estamos juntas nessa aventura ! rs
ExcluirFico feliz que tenha gostado. Beijos !
Amandinha !!!
ResponderExcluirPost super útil e que raramente vemos nos blogs...
Adorei as dicas e explicações, e já mexi e salvei algumas coisas dos sites que você postou na página Serviço de Utilidade Auperiana..
Beijos <3
P.S.: Torcendo muito para dar certo com essa família... curiosa para maiores informações rsrsrsr
Obrigada Tha !
ExcluirEu também acho que nunca vi algum post com este tema, que eu me lembre ! Que bom que gostou ;)
Espero em breve contar mais novidades para vcs 1
Beijos !
AMO palavra cantada... tenho todos os materiais até antes de vir pra cá.. essa musica do rato era a preferida das minhas kids do maternal.... pq é tipo q um teatrinho... lindo e tudo certo sobre as idades.. ótimas dicas tb.. vc é pedagoga tb menina? Nao vejo a hora de ler um post seu contando sobre seu match! Bjokas e parabéns pelo post.. vou compartilhar!
ResponderExcluirnossa Gi, que bacana saber ! curto bastante todas as musicas, minha irmã vários DVDs e CDs deles !
ExcluirNão sou pedagoga, sou administradora - mas amo esse universo, minha irmã que é pedagoga e aprendo muito com ela ! Não vejo a hora tbém Gi de vir aqui compartilhar com vcs !
Beijos :)
Nossa, essa música é a minha infância haha
ResponderExcluirParabéns pelo post, adorei, muito esclarecedor e boa sorte com as families!!
Oi Danielle !
ExcluirTodos os programas da TV Cultura fizeram parte da minha infância !
Fico feliz que tenha gostado do post e obrigada pelo votos de boa sorte !
Vc tem blog ?
Beijos ;)