Quando chega a hora de conversar com os pais !

Olá people ! Voltei 

E nesta vida de futura au pair eis que chega de conversar com a minha família sobre o intercâmbio !
A primeira pessoa com quem conversei foi com a minha irmã (apesar dela saber do meu interesse, eu nunca comentei sobre meus primeiros e grandes passos)
Minha estratégia ao abordar o assunto com ela, foi em apresentar o máximo de informações possíveis sobre o programa de Au Pair.

Entreguei a ela um folder da Cultural Care bem completo com várias informações, depoimentos, valores, etapas do processo. Pedi para ela ler quando possível e dizer o que achava sobre tudo aquilo.

Demorou 02 dias (fiquei super ansiosa) para saber a opinião dela. Ps. minha irmã não mora comigo. 
Para minha surpresa vejo o mesmo folder cheio de post-it com várias perguntas do tipo:

"Critério de seleção da host family "
"Quantidade de crianças / idades"
"E se não houver vínculo com a família"
"Acréscimo profissional e indice de colocação no mercado de trabalho após o intercambio" (essa foi muuuito nerd haha)

Ela disse que pesquisou na internet, viu alguns vídeos e tinha algumas dúvidas para esclarecer.
Nesta hora fiquei muito feliz e achei lindo o interesse dela em pesquisar e entender melhor sobre o intercâmbio !

Quando encontrei com ela pessoalmente, falei tudo o que eu sabia sobre intercambio depois de anos pesquisando e lendo milhares de blogs.
Fui muito firme e clara nas minha respostas. Depois de tanto falar, pergunto a ela: 

- Eae o que acha ? minha irmã responde simplesmente assim:
- Não acho nada, você é que sabe ! Se já fechou agência, já está vendo tudo para quê você quer minha opinião !

Ai que raiva me deu na hora, depois de gastar tanta saliva para ouvir isso.
Depois que raiva passou pensei comigo, pelo menos ela não foi contra !
Mas com o tempo fui mostrando a ela que tudo aquilo não era algo passageiro e sim algo concreto que idealizei para mim e que eu vou realizar, se Deus assim permitir ! Amém.

Outro dia estava com o meu sobrinho e quando ele fez malcriação chamei atenção dele, minha irmã solta a seguinte frase:
- Como você quer ser au pair assim ! Tem que ter paciência, carisma. 

Apesar do meu sobrinho ter merecido a bronca, achei lindo esse comentário dela ! Pequenos sinais como este mostram que lá no fundo, no fundinho mesmo, ela me apoia.

A segunda pessoa foi o meu irmão, e logo de cara já falou das dificuldade que eu vou encontrar, ainda mais por ser mulher ! (que isso minha gente ! mulher é mais forte que muito macho por aí)
Mas novamente firmemente respondi que é isso que eu quero fazer e pronto ! E as dificuldades, sempre irão existir e para isso temos que aprender a supera-las.

Depois de um tempo ele me liga para avisar sobre uma feira de intercâmbio em São Paulo ! Lindo não ?! 

A próxima pessoa e última pessoa a conversar será minha mãe (essa vai ser difícil convencer) ! 
Mas a estratégia é fazer com que meus irmãos ajudem-me a convencer a minha mãe.

_________________________________________________________

Uma vez ouvi de uma menina quando conversávamos sobre tornar-se Au Pair:

- Mas quem vai me apoiar ??!!!

Minha gente, na real, são poucas (pouquíssimas) as pessoas que irão apoiar você nesta decisão.
Apenas e exclusivamente você pode construir sua história e traçar o seu destino.
E se minha família não me apoiar ? Entendo que nossas famílias não apoiam no primeiro momento, na esperança de mudarmos de ideia. Mas com o tempo, eles começam a entender que é tão certo e concreto a ideia do intercambio para nós que no final das contas acabam aceitando e dando um certo apoio (mesmo querendo que continuemos debaixo de suas asas protetoras). 

Tive muito medo no inicio em falar com a minha família, pensando em uma resposta negativa deles que me fizesse desistir.
Mas a vontade de concretizar esse sonho é maior, e não posso deixar passar essa oportunidade !
Então meninas, não esperem por ninguém, não espere apoio ou incentivo, façam por vocês.

E sempre tenham....



E para vocês, como foi contar para a família sobre o intercâmbio ?

Beijos !!! See you

16 comentários:

  1. Eu sempre brinco que minha mãe não é uma mãe brasileira, pois ela age como mães de outras nacionalidades. Tipo, minha mãe me criou para o mundo, deste modo, ao abordá-la, foi como se eu tivesse falando que ia me mudar para a cidade vizinha. Ela não se parece nada com todas as mães que conheço aqui, aliás, ela parece aquele tipo de mãe britânica, isso me fez no início pensar que ela não se importava muito com minha pessoa, mas estava completamente enganada. Ela tanto apoiou que negociou uma dívida minha sem nem mencionar, para que essa não me prejudicasse no processo e eu só percebi o zelo dela posteriormente. O mesmo ocorreu com meu irmão. E como nossa família era só ele, minha mãe e eu, recebeu a mesma criação que eu, e deste modo, a frieza quase britânica também foi percebida, apesar do apoio. Em contrapartida, o restante dos parentes (vó, tios) são o equilíbrio da minha criação, e eles são típicos parentes brasileiros (se mete dando opiniões sem serem chamados e coisas do gênero), assim, ao abordar o assunto com eles eu tive um receio maior, mas como eu ia pagar, não estava ligando muito para o que eles iriam me dizer, só que para minha surpresa, minha tia e avó aceitaram muito bem, até pagaram curso de inglês pra mim; já meu tio que é minha figura paterna o buraco foi mais embaixo, ele no início não se manifestou, no entanto quando ele viu que o negócio era sério ele veio me dizer para não ir, porque é perigoso, estarei longe e sem ninguém e etc, mas ao argumentar com ele, mostrei os pontos favoráveis e o motivo pelo qual tomei tal decisão e depois de gastar saliva, ele me apoiou e até me deu mil reais para ajudar com os gastos.
    Resumindo, família é nossa benção e nossa "dor de cabeça", eles estão aí para pentelhar, mas também para nos apoiar quando ninguém mais fizer isso, e quando há amor, compreensão e respeito é meio caminho andado. Como citei, não tive receio de ter a conversa, pois a opinião que realmente contava era da minha mãe e essa eu já sabia que teria, então tive mais segurança ao abordar os demais. O segredo é colocar todas as cartas na mesa e explicar uma por uma (como fiz com meu tio) para que eles visualizem o porque de querer algo tão louco (na cabeça deles).
    Força, foco e fé: se tornou meu mantra. (rs)
    Grande beijo, minha linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, vc resumiu bem: família é nossa benção e nossa dor de cabeça rs ! Mas de qualquer maneira, de nos jeitos mais estranhos que possam existir nossa família sempre quer o nosso bem. Legal a sua mãe ser assim tão desprendida em relação ao seu intercambio, ela entende que desta maneira estará ajudando vc a crescer em todos os sentidos e a se preparar para a vida ! Adorei vc ter compartilhado sua experiência na conversa com sua família. FOCO, FORÇA e FÉ sempre. Beijos grandes !

      Excluir
  2. contar pra família é realmente, em muitas das vezes, um big desafio! hehe tu é a única filha que ainda mora com a mãe? porque nesse caso, provavelmente vai ser mesmo um pouco complicadinho de convencê-la, mas com força, foco e fé, voce consegue :)

    engraçado que eu vou fazer um post exatamente sobre isso na próxima semana, mas juro que n to te imitando, ok? hehehe

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Duda ! Sou a mais nova e moro somente com a minha mãe ! Sem dúvida, será um desafio convence-la - pode ser dificil mas não impossível !

      Haha que legal, opa quero saber como foi para vc contar a sua familia sobre o intercambio ! Beijos !

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh ! que triste
      Volte sempre Naty ! beijos

      Excluir
    2. Ai menina, desculpe.
      é que eu dei um fora sem querer (sempre faço isso rsrsrsr)
      leio teu blog, mas não acho teu nome, desculpeeeeeeee
      Mas sobre o post, família é realmente muito importante, e ter o apoio deles é uma grande força pra gente mesmo....Tudo da certo no final.

      bjokassss

      Excluir
    3. haha relaxaa Naty !!
      My name is Amanda, nice to meet you ! rs
      Beijos ! ;)
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Acho que contar pra família foi e sempre será a parte mais difícil, tem que ter muita calma, paciência e dar tempo para eles assimilarem a ideia de que assim que der certo você estará bem longe, mas ainda assim próxima em pensamentos, orações, coração e skype hahahaha e tudo acaba dando certo, afinal família é família e sempre irão nos apoiar! Adorei o post e o blog, beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  5. Oii Carol, seja bem vinda !
    Fico feliz que tenha gostado do blog, volte sempre !!
    É a parte mais dificil, porém a mais importante. Familia é a nossa base e estrutura, e sem o apoio deles tudo fica mais dificil.
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Amanda!

    Falar com minha família a respeito do programa e de como funcionava foi bem fácil! Na época a Globo fez uma breve reportagem a respeito do programa de Au Pair em 2 jornais em horários diferentes. Depois disso a resposta foi: Vamos nos organizar. Depois da faculdade você vai.

    E foi bem assim.

    Durante um tempo foi um pouco complicado fazê-los se conformarem com a ideia de que estaria indo aos EUA formada (com uma potencial carreira pela frente) para trabalhar como "babá" (que, vamos combinar, é a maneira mais fácil de explicar o programa).

    Depois disso foi complicado convencer minha mãe de que já era adulta, e que passar um ano fora de casa, é normal. Ela queria que eu fizesse um curso de curta duração no exterior, que acaba custando 4, 5, 6 vezes mais.

    Hoje já estou com quase tudo arranjado para embarcar em Janeiro (falta o visto) e, claro, a dificuldade ainda existe. Hoje o papo é diferente, ela diz que "a vida lá fora vai te ensinar", "quero ver você fazer isso lá fora", "você isso", "você aquilo". Mas ela é mãe. Entendo que ela quer tentar me proteger e me privar das frustrações que ela pensa que eu possa ter.

    Acredito que o papo com a família deve ser reto. Se sua família for do tipo "difícil" vá cercando o assunto aos poucos. Envolver toda a família é o mais simples também.

    E sobre "é você por você", essa é a parte mais verdadeira desse processo todo. Ninguém pode fazer escolhas por você.

    Beijo.

    #SucessoPraNós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriella,
      Que bom te ver por aqui, seja muito bem vinda !
      Minha mãe é uma réplica da sua mãe ! Mãe é mãe, e é a pessoa que mais nos quer bem nessa vida.
      Estou seguindo sua dica: a toda oportunidade que tenho falo um pouco sobre o intercambio com a minha família, ou puxo assunto quando vejo algo relacionado. Boa sorte no visto ! E volte sempre. Beijo.

      #sucessogabriella

      Excluir
  7. Ai... não gosto nem de lembrar quando fui contar pra minha sobre o Au Pair Amanda... ela achou que ia chegar aqui e ia ser coisa de prostituição hahahaha Mas depois que viu eu conversando com as families.. viu que era sério sim... Ah.. o que ajudou bastante minha mae a ver que existe mesmo isso aqui.. foi mostrar blogs de meninas que já estavam vivendo aqui.. as brasileiras claro!
    Boa sorte vai dar tudo certo...
    Agora tenho um convite:
    Vc sabe q eu "dou aulas de ingles" (for free) pra futuras au pairs por video no skype, certo? Eu sempre tenho 6 meninas (1 h cada) entre meio dia e 3pm.. do meu horario, como agora mudou pra horario de verao, uma delas nao pode mais e to com esse horario livre e se vc se interessar fala! Eh de seg e qua das 2-3pm (do meu horario, acho que das 4-5pm pra vc) ou... algum outro horario q vc possa, me avisa pq alguem sempre pode trocar! gisellanascimento@gmail.com Skype: GisellaNSantos beijoosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem me fala, minha mãe tbém pensa da mesma forma ! Tipo Morena da Salve Jorge (novela que passava aqui no BR que falava sobre o tráfico humano).
      Obrigada pela torcida !
      Opaa ajuda é sempre bem vinda. Já add no Skype ! Para mim o horário das 5:30 em diante é tranquilo para mim. Beijos pelo carinho de sempre.

      Excluir
  8. Oii, adorei o post!!
    Já na minha família a unica que me apoia é minha mãe e pra mim é a unica com opinião válida.
    Quando eu comentei com outros familiares que tinha achado o Au pair e tals, eles não declararam ser contra, mas sofri/sofro preconceito sabe?
    " ah você vai ser empregada da família e tals" ou " tá louca?"
    Mas eu parei de ouvi-los e não comento mais nada, eles só vão ficar sabendo no dia do meu embarque! haha

    Beijo Amanda, to adorando seu blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Renata !!
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post !
      É isso ae, se não for para ajudar que não atrapalhem né rs !
      Que bom que sua mãe te apoia, normalmente mãe é a mais difícil de convencer ! rs
      Vc tem blog ? Deixa aqui o link para que possa seguir vc também !
      Beijos e volte sempre !

      Excluir


up